Nota Oficial

A Prefeitura de Santana do Deserto vem a público esclarecer inverdades que estão sendo veiculadas pelas redes sociais, nas quais é acusada, de forma mentirosa e irresponsável, seja por má-fé ou ignorância, de esconder informações da população relativas aos casos do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, a Administração tem tratado, de forma responsável e transparente, tudo o que envolve a doença, dando publicidade, diariamente, aos boletins informativos para manter a população ciente do avanço da doença em nossa cidade. Esta mesma transparência continuará norteando a comunicação da Prefeitura com a sociedade.

Para que os fatos sejam devidamente esclarecidos, cabe fazer duas explicações. A primeira, em relação a todo o cuidado envolvendo a elaboração diária dos boletins. A segunda, em relação aos casos envolvendo os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Boletim epidemiológico

Para que toda e qualquer alteração seja feita no boletim diário municipal, a Prefeitura segue normas rígidas no que diz respeito ao tratamento dos dados. Assim, somente são contabilizados como informações oficiais, no boletim divulgado ao final da tarde, as informações devidamente notificadas ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Estado de Saúde e à Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora. Tais notificações são enviadas sempre até às 12h de cada dia.

Como o horário informado no boletim é o de fechamento e publicação das informações, é possível que, por exemplo, um caso chegue ao conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde às 17h de um dia, mas só entre no boletim no dia seguinte devido a todos os protocolos exigidos pelas autoridades estaduais e federais para que, ao final do dia, haja uniformidade de informações envolvido nas notificações.

Casos envolvendo profissionais da Secretaria Municipal de Saúde

Na manhã da última sexta-feira (03), por determinação da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 50 profissionais da área tiveram sangue coletado para a realização de teste de sorologia, enviado à Acispes. No final da tarde, já próximo ao horário de publicação do boletim municipal e quase cinco horas após o envio das informações aos órgãos do governo Federal e Estadual, os resultados chegaram à Secretaria Municipal de Saúde, infelizmente, com 11 casos positivos.

Como explicado anteriormente, os casos vinculados aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde não entraram no boletim de sexta (03), ficando a divulgação a cargo do boletim deste sábado (04), uma vez que só devem entrar nos dados oficiais após a devida notificação ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Estado de Saúde e à Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora.

Desde o início, a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual foi prioridade para a Administração, que disponibilizou máscaras, aventais, luvas, toucas e viseiras a seus funcionários. A Prefeitura lamenta que seus profissionais, ativos tão importantes no combate à pandemia, tenham sido vítimas da própria doença, e afirma estar prestando toda a assistência e fazendo o devido acompanhamento, como preconizado pelos órgãos de saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Prefeitura de Santana do Deserto