Nota Oficial – Decretada Situação de Emergência

O Prefeito Walace Sebastião Vasconcelos Leite decretou, na tarde da última sexta-feira (25), Situação de Emergência no município em decorrência da paralisação dos caminhoneiros e o consequente desabastecimento de combustível na cidade. Com o Decreto, a Prefeitura de Santana do Deserto fica autorizada a mobilizar todos os órgãos da Administração.

Sob orientação de cada uma das Secretarias, serão executadas ações imediatas no sentido de restabelecerem a normalidade dos serviços públicos essenciais, como o atendimento à saúde, educação, transporte coletivo urbano, coleta de lixo, segurança pública e defesa civil, além do Conselho Tutelar.

Quando o fornecimento de combustível for normalizado, serão priorizados os abastecimentos de veículos utilizados em transportes essenciais, como ambulâncias, transporte escolar e recolhimento de lixo.

Em decorrência do desabastecimento de combustível, a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (ACISPES) está impossibilitada de realizar o transporte dos pacientes do município até Juiz de Fora. Contudo, a Agência informa que haverá a remarcação dos agendamentos assim que o serviço for restabelecido.

Na área da Saúde, a Prefeitura determinou que somente seja feito o transporte de pacientes para outras cidades em casos de urgência e emergência.

A Secretaria de Educação cancelou as aulas das Escolas Municipais Juscelino Kubitschek e Júlia de Lima. As Creches do Centro e do Bairro das Flores funcionarão normalmente até a próxima quarta-feira (30). A expectativa é que o sistema de educação volte a funcionar, normalmente, na próxima segunda-feira (04/06).

Em relação à coleta de lixo, temporariamente, somente será recolhido o lixo residencial.

O decreto pode ser lido, na íntegra, através deste link.