Decreto nº 2.965 de 22 de Julho de 2021

“Dispõe sobre a regulamentação do registro de ponto e sistema de monitoramento dos servidores públicos lotados na Secretaria Municipal de Assistência Social.”

Art. 1º- Fica regulamentado o controle de frequência quanto à assiduidade e pontualidade dos servidores públicos detentores de cargos de provimento efetivo e os admitidos por tempo determinado, lotados na Secretaria Municipal de Assistência Social incluindo o CRAS.

§1º- As disposições deste Decreto não se aplicam aos Agentes Políticos e Cargos Comissionados, que terão regramento próprio.

§2º- Os servidores municipais poderão ter abonadas as faltas ou possíveis atrasos de horário, mediante documento escrito e assinado pelo Secretário Municipal de Assistência Social devidamente instruído e com justificativa.

Art. 2º- Para efeitos deste Decreto considera-se:

I – jornada de trabalho: período diário, durante o qual o servidor deverá prestar serviço, em conformidade com sua carga horária;

II – carga horária: quantidade de horas a serem cumpridas semanalmente conforme previsto em legislação própria.

Art. 3º- O controle de frequência se dará por:

I – Registro eletrônico, que será efetuado através de identificação biométrica.

II – Livro de Ponto para os servidores que trabalham em locais onde não há registro eletrônico.

III – Sistema de captação de imagens de vídeo.

Art. 4º- A instalação e a utilização de câmera de vídeo, nas dependências na Secretaria de Assistência Social e CRAS serão reguladas pelo disposto neste Decreto.

Art. 5º- É vedada a instalação de câmera de vídeo em locais de uso íntimo, como vestiários, banheiros e provadores.

Art. 6º- As imagens produzidas por meio de câmera de vídeo, para fins de segurança e monitoramento das atividades dos servidores, não serão exibidas a terceiros, exceto para a instrução de processo administrativo movido pelo Executivo Municipal ou por determinação judicial.

Art. 7º- Fica vedado ao servidor municipal efetuar registro de frequência além dos limites de sua jornada de trabalho, exceto quando solicitado ou previamente autorizado à prestação de serviço extraordinário ou a compensação de horários semanais.

Art. 8º- O registro eletrônico é de responsabilidade do servidor; a falta de marcação do ponto e eventuais faltas ou atrasos implicam em desconto na folha de pagamento do período não apontado.

§1º- Nos casos de registro eletrônico as ausências de marcação deverão ser Justificadas em formulário próprio, devidamente assinado pelo Secretario de Assistência Social.

§2º- Em caso de compensação de horas, estas deverão ser compensadas dentro do mesmo mês. Períodos superiores a 02 (duas) horas deverão ser autorizada pela chefia, em formulário próprio.

§3º- Em casos de serviço externo, o servidor deverá comparecer ao local de trabalho para registrar o seu ponto.

Art. 9º- As folhas de pagamento serão elaboradas, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, exclusivamente à vista dos registros de pontos e relatório de frequência emitido pelo sistema de registro eletrônico.

Art. 10- Não serão descontadas nem computadas como horário extraordinário as variações de horário no sistema de registro eletrônico da efetividade não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.

Art. 11- Fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social acompanhar e controlar a frequência do servidor e adotar as medidas administrativas cabíveis para garantir a fiel execução deste Decreto.

§1º- A falta de cumprimento dos deveres de assiduidade e pontualidade de quaisquer servidores deverá ser comunicada à Coordenadoria de Administração e Pessoal.

Art. 12- Cabe aos servidores referidos no art. 1º deste Decreto:

I – registrar, as entradas e saídas, por meio da leitura de suas digitais e ou livro de ponto quando não houver relógio eletrônico;

II – apresentar, à chefia imediata, documentos que justifiquem as eventuais ausências amparadas por disposições legais, que deverão ser imediatamente encaminhadas à Coordenadoria de Administração e Pessoal antes do fechamento do ponto.

III – comparecer, quando convocado, para o cadastramento ou recadastramento de suas digitais;

IV – promover o acompanhamento dos registros de sua frequência, responsabilizando-se pelo controle de sua jornada regulamentar;

V – comunicar prontamente à chefia imediata quaisquer problemas na leitura biométrica de sua digital;

IX – zelar pela conservação do livro de ponto e ou pelos equipamentos e programas utilizados para o registro de ponto eletrônico.

Art. 13- O servidor que comprovadamente causar dano ao equipamento de registro eletrônico, ao seu funcionamento, à sua rede de alimentação, ou, de alguma forma, concorrer para a ocorrência do fato, será responsabilizado na forma da lei.

Art. 14- O descumprimento dos critérios estabelecidos neste Decreto sujeitará o servidor e sua chefia imediata, na medida de suas responsabilidades, às sanções estabelecidas na legislação.

Art. 15- Em hipótese de indisponibilidade do relógio eletrônico de ponto, será adotado o registro manual.

Art. 16- Este Decreto entra em vigor em 02 de agosto de 2021.

Art.17- Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 18- Registre-se, publica-se e cumpra-se

Santana do Deserto, 22 de julho de 2021.

Walace Sebastião Vasconcelos Leite
Prefeito Municipal

Prefeitura de Santana do Deserto