Lei nº 1.205 de 27 de Dezembro de 2021

“Autoriza o Poder Executivo a promover o rateio e o pagamento das verbas do FUNDEB em favor dos profissionais da educação e dá outras providências.”

A Câmara Municipal de Santana do Deserto, Estado de Minas Gerais, aprova e o Prefeito Municipal sanciona a seguinte Lei:

Art. 1º – Fica o Poder Executivo autorizado a promover o rateio e o pagamento de verbas provenientes do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), em favor dos profissionais da educação municipal em efetivo exercício, de acordo com as regras definidas na Lei Federal nº 14.113/2020 e eventuais alterações posteriores.

Art. 2º – Os valores objeto de rateio e pagamento compreendem os saldos financeiros vinculados ao FUNDEB existentes nas contas bancárias do Município e apurados nesse exercício de 2021, definidos no art. 26 da Lei Federal nº 14.113/2020.

Art. 3º – O valor individual de cada servidor contemplado com os recursos definidos nessa Lei, será PROPORCIONAL aos meses em efetivo exercício no Município.

§1º – Em conformidade com Lei 575/95- Estatuto dos Servidores de Santana do Deserto- a fração igual ou superior a quinze (15) dias de efetivo exercício será tomada como mês integral para os fins do cálculo descrito no caput deste artigo.

§2º – Considera-se profissionais da educação em efetivo exercício aqueles em atuação efetiva no desempenho das atividades que se enquadrem nos requisitos definidos na Lei Federal nº 14.113/2020, associada à sua regular vinculação contratual com a Prefeitura Municipal, estatutária ou temporária, não sendo descaracterizado por eventuais afastamentos temporários previstos em Lei, com ônus para o Município, que não impliquem em rompimento da relação jurídica existente.

Art. 4º – Terão direito a receber os valores definidos nessa Lei os servidores efetivos, contratados e ocupantes de cargos em comissão, que estejam em efetivo exercício e que se enquadrem nos requisitos definidos na Lei Federal nº 14.113/2020.

Art. 5º – Os valores do rateio dos recursos do FUNDEB pagos aos profissionais de Educação de acordo com as definições contidas nessa Lei, não possuem natureza indenizatória, passível, portanto de sofrer as incidências e descontos decorrentes de lei.

Art. 6º Os servidores em efetivo exercício que possuam dois cargos públicos, terão direito de receber os valores definidos por esta Lei em relação a cada cargo ocupado.

Art. 7º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Santana do Deserto, 27 de dezembro de 2021.

Walace Sebastião Vasconcelos Leite
Prefeito Municipal

Prefeitura de Santana do Deserto
Pular para a barra de ferramentas